Atividades propostas no curso LIDIA

Este é o lugar onde o seu texto começa. Pode clicar aqui e começar a digitar. Architecto beatae vitae dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut.

Primeira atividade

Criação de um e-Portefólio

Um e-Portefólio é um espaço pessoal online que permite organizar e evidenciar as aprendizagens que vamos fazendo, registando e deixando testemunho dos produtos realizados ao longo do curso.

Nesta primeira Atividade pretende-se, pois, que se comece por criar este espaço pessoal, recorrendo a uma das muitas ferramentas online, optando por aquela que pareça mais adequada, acabando eu por optar pelo Webnode. 

Este e-Portefólio irá sendo recheado ao longo do curso à medida que for registando os trabalhos que são solicitados e que podem assumir formas diversificadas de acordo com as tarefas propostas: notas, reflexões, links, vídeos, notícias, etc..

Esta primeira Atividade é recomendada a todos os participantes do curso, uma vez que permite a mobilização de um conjunto alargado de competências digitais, contribuindo simultaneamente para a reflexão que é importante fazer sobre o próprio processo de aprendizagem, e a subsequente autorregulação sempre que adequado.

A realização do e-Portefólio é, aliás, um requisito fundamental no caso de se pretender obter a certificação no curso, uma vez que será através da sua análise que o processo de avaliação será concretizado tendo em vista essa mesma certificação.

Segunda atividade

Noções fundamentais


Nesta segunda tarefa proposta, optei pelo texto de Roberto, M.; Fidalgo, A. & Buckingham, D. (2015). 

De que falamos quando falamos de infoexclusão e literacia digital? 

Perspetivas dos nativos digitais. Observatorio (OBS*) Journal, vol.9 - nº1 (2015), 043-054, do qual aqui fica um pequeno resumo:

A infoexclusão e a literacia digital são temas presentes no debate científico devido ao acentuado progresso tecnológico. Neste trabalho qualitativo analisamos as perceções dos nativos digitais sobre esta problemática, nomeadamente as suas reflexões sobre a desigualdade digital entre jovens e séniores. Centro e trinta e cinco estudantes universitários responderam a várias questões abertas através de questionário. Os resultados apresentam uma visão tecnológica funcional ancorada em perceções idadistas. Apesar de os nativos digitais dominarem o uso das novas tecnologias, é fundamental expandirem o seu conhecimento teórico sobre a infoexclusão para que possa existir a compreensão necessária para uma aposta na literacia digital dirigida a todos os públicos. 

Clique aqui para ver o mapa conceptual alusivo ao texto.

O motivo que me levou à escolha deste texto, prende-se com o facto de ser um tema inerente às acções de literacia digital que promovo em termos profissionais.

Clique aqui para ver o cartaz infográfico elaborado acerca do texto escolhido.

O motivo desta escolha, é o mesmo referido anteriormente acerca do texto primeiro texto.

A conclusão da segunda atividade, permite aprofundar e interiorizar temas como a cultura, literacia e cidadania digital , assim como executar algumas reflexões inerentes às aplicações quotidianas destes conceitos.

Terceira atividade

Após analisar as Propostas de Atividades com Tecnologias desenvolvidas no seio do projeto LIDIA, considerando as necessidades e as características dos adultos com quem trabalho, a actividade escolhida foi a Quero saber!

Depois de fazer o download do Modelo de Planificação do Projeto Lidia elaborei a planificação da actividade, preenchendo cada um dos campos pré-estabelecidos, em função do conhecimento que tenho do grupo de adultos com quem irei trabalhar e dos objectivos da própria actividade.

Clique aqui para aceder à Planificação da Actividade.

Comentário: No preenchimento dos campos, foram mantidas quase na totalidade as sugestões do exemplo presente no Repositório do Projeto, uma vez que se adequam integralmente à actividade que irá ser promovida.

Quarta atividade

Clique aqui e comece a digitar. Consectetur adipisci velit.

Quinta atividade

Clique aqui e comece a digitar. Ut enim ad minima veniam quis nostrum.

Reflexões

Clique aqui e comece a digitar. Ea voluptate velit esse quam nihil.

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